Subscribe:

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O COLECIONISMO E A CULTURA


O colecionismo, além da idéia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência e desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência. Na maioria dos países, as diversas formas de colecionismo são respeitadas e admiradas, sendo objeto de catálogos especializados, exposições, amostras, etc., em locais públicos e de forma organizada.

No Brasil ainda se está longe deste reconhecimento, de forma geral, sendo que raros segmentos, como a Filatelia (a arte de colecionar selos ), obtiveram reconhecimento. Considerada uma " ciência auxiliar da História ", pelo Congresso Internacional de Filatelia de Barcelona (Espanha - 1960).

A Filatelia tem seu valor reconhecido em nosso país pelo Ministério da Cultura que incluiu a Filatelia na Lei Federal de Incentivo à Cultura, a " Lei Rouanet ". A Prefeitura Municipal de São Paulo incluiu a Filatelia na sua Lei de Incentivo à Cultura.

Todas as formas de colecionismo tem um fundo cultural, mas há coleções que, pela sua própria natureza, como caixas de fósforos, lápis de propaganda, latas de cerveja, rótulos de cigarros, cartões telefônicos, etc., são limitadas, atingem um ponto no qual é difícil se desenvolverem, acabam por ficar sem um rumo definido, desmotivando seus praticantes.

A Filatelia, por sua vez, é diferente, sendo de colecionismo, de lazer, uma inesgotável fonte de cultura e uma coleção de selos pode se desenvolver em vários níveis, ao sabor do interesse do colecionador, sendo o segmento que proporciona o maior retorno cultural. É o segmento de colecionismo mais organizado em todo o mundo e no Brasil e graças a isto, vem resistindo, desde o primeiro selo emitido, em 1840, ao surgimento de novas modas e formas de colecionismo.

O dia 1º de agosto é comemorado em todo o Brasil como o "Dia do Selo Postal Brasileiro".

Fonte: http://www.fefiesp.com.br/artigo13.htm
http://www.selosefilatelia.com/PastaArtigos/artigo018.html

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.