Subscribe:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COTAS NAS UNIVERSIDADES

COTAS NAS UNIVERSIDADES

A Presidenta Dilma sancionou uma lei que determina que 50% das vagas nas universidades públicas serão reservadas para alunos vindos das escolas públicas e selecionados pelo ENEM. Dentro dos critérios para entrar por cotas o aluno deve ter todo seu ensino médio feito na rede pública, se auto intitular negro, pardo ou índio (para que haja um resgate histórico) ou ter renda familiar inferior a 1/5 salário mínimo. Vejamos abaixo essa representação no gráfico e discussões em relação a essa política.

COMO FICOU COM A NOVA LEI



COTAS NAS UNIVERSIDADES


ORIGEM DAS COTAS


EUA  1960, o objetivo era reverter o racismo e proporcionar inclusão social. Funcionou ? Sim, do ponto de vista de gerar oportunidade e não do ponto de vista numérico. Nos EUA as universidades escolhem os melhores alunos negros de escolas pobres usando critérios qualitativos, as chamadas ações afirmativas, porém não é permitido cotas numéricas. Um exemplo de beneficiada foi a americana Shirley J. Wilcher que foi aceita após a universidade se informar a seu respeito, com seus professores, em uma escola pobre no centro da cidade. Shirley terminou sua graduação com honra e ainda por cima concluiu seu doutorado em Harvard. História de Shirley J. Wilcher


COTAS NAS UNIVERSIDADES
Drª Shirley Wilcher


COTAS QUE FUNCIONARAM 

COTAS PARA MULHERES NOS PARTIDOS POLÍTICOS


Em 1996 o Congresso Nacional obrigou os partidos a inscreverem no mínimo 20% de mulheres na chapa, e no ano seguinte passou a ser 30% As cotas femininas não garantem que as mulheres chegarão ao poder mas aumentaram a participação na política e essa era a meta. Esse ano para a candidatura de vereadora houveram 126.735 candidatas (31,6%) contra 273.978 candidatos (68,3%). Ou seja 15 anos após a criação das cotas estamos atingindo o percentual de 30% mas ainda estamos longe dessa porcentagem em alguns cargos públicos como você pode observar abaixo, porém estabelecer a cota como lei funcionou nesse caso. Com cota, número de donas de casa candidatas aumenta 131% no país em 2012


COTAS NAS UNIVERSIDADES

COTAS PARA DEFICIENTES


Outra cota que deu certo foi a cota para deficientes nas empresas, segundo o IBGE 14,5 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência ou seja aproximadamente 26 milhões de pessoas que estarão sendo beneficiadas. A lei fala que uma empresa com 100 funcionários ou mais está obrigada a preencher de 2 a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou portadores de deficiência. Podemos observar na ilustração abaixo o aumento gradativo da inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.


COTAS NAS UNIVERSIDADES


MOTIVOS PARA SER  CONTRA


1) Com 50% de cotas o Governo não tem que se preocupar com qualidade do ensino fundamental e médio (Isso é a cara do PT).

2) Tira a meritocracia de entrar em uma Universidade, ou seja lei do menor esforço.

3) Pode gerar o efeito contrário, ao invés de diminuir o racismo pode aumentar.

4) O Brasil é um país miscigenado, fica difícil definir quem é negro, quem é branco, quem é índio, pessoas irão se auto intitular pardas apenas para entrar nas cotas.

5) Os alunos que entrarem por cotas irão ser prejudicados no seu desenvolvimento acadêmico e profissional devido a falta de base no ensino fundamental e médio.

COTAS NAS UNIVERSIDADES


Artigos relacionados:




0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.