Dilma está analisando juntamente com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira o projeto do novo Código Florestal, a resposta definitiva saíra na próxima semana. Dilma provavelmente irá vetar as propostas que representarão anistia a desmatadores, porém algumas mudanças podem ser aceitas. Confira o que muda se o novo código for aprovado.
1) RESERVA LEGAL
Hoje toda propriedade deve manter um percentual mínimo de mata nativa, como o novo código as fazendas de 5 a 400 hectares estarão isentas de recompor a mata nativa.
2) PLANTAÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS) DE ENCOSTAS E TOPOS DE MORROS
Permite plantações de café, fumo, maçã, uva em encostas e topos de morro com inclinação de mais de 25 graus que são hoje áreas de preservação permanente. Também permite plantações em regiões de altitude maior que 1800 metros.
3) PLANTAÇÕES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM BEIRA DE RIOS
Em caso de rio com até 10 metros de largura e que já tenham sido desmatados, a faixa de recomposição será de 15 metros.
4) DESMATAMENTO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS)
Os estados, o Distrito Federal e a União, poderão decidir sobre atividades agropecuárias em APPs. O uso do solo será liberado para atividades de utilidade pública, interesse social e baixo impacto. Também será liberado para plantações, pastos e atividades de ecoturismo, turismo rural em áreas de preservação permanente.
0 comentários:
Postar um comentário