Subscribe:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PRÊMIO NOBEL DA PAZ


O escritor e dissidente chinês Liu Xiaobo foi homenageado nesta sexta-feira (10/12) em Oslo, na Noruega, com o Prêmio Nobel da Paz. Sua cadeira, entretanto, permaneceu vazia durante toda a cerimônia. O governo chinês não permitiu que nem o autor nem sua mulher tampouco outra pessoa de seu círculo de relacionamento viajassem para receber o prêmio. O presidente do Comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, colocou simbolicamente a distinção sobre uma cadeira vazia.

O ativista cumpre desde 2009 pena de 11 anos de prisão, após ter exigido mais liberdade de expressão e democracia no seu país. Sua mulher, Liu Xia, está sendo mantida isolada em casa pelas autoridades chinesas. Seus aliados foram também colocados em prisão domiciliar pelo governo em Pequim, para impedir que algum de seus colaboradores pudesse representar o ativista.

Nesta sexta-feira, as emissoras BBC e CNN estiveram temporariamente fora do ar na China. Com isso, os chineses não puderam ver as transmissões da cerimônia do Nobel. Alguns portais de notícias na internet também não puderam ser acessados a partir da China.

Artigo relacionado:


Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,6317852,00.html?maca=bra-uol-eu-1391-xml-uol

2 comentários:

  1. Oii Aninha

    Eu tinha visto essa noticia, achei um absurdo, em pleno século XXI uma pessoa ser presa por querer ter mais direito de liberdade de expressao para seu pais, é muito capitalismo mesmo, só pode ser, porque outros países deveriam tomar partido e enfrentar a China, para liberdade esse cara que teve coragem de fazer o que muitos nunca tiveram.
    E viva a liberdade

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O que acontece na China é apenas um extremo
    da realidade de muitos países, se você parar pra pensar no Brasil o governo em ação conjunta com a mídia também manipula as massas.

    bjs...

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.