Subscribe:

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CHE GUEVARA


Nasceu numa família de boas condições sociais, desde a adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da família. Em 1946 Che Guevara começou a cursar Medicina, em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, deu início a uma viagem de motocicleta para conhecer a situação política, social e econômica da América Latina.


Visitou várias regiões carentes como, por exemplo, minas de cobre, povoados indígenas e leprosários. Ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade. No ano de 1953, formou-se médico e retornou para a Argentina. Porém, passou a dedicar-se ao mundo da política.

Che Guevara acreditava na revolução socialista, contra o imperialismo comandado pelos Estados Unidos. Lutou no Congo (África) e depois foi para a Bolívia, onde estabeleceu uma base guerrilheira. Pretendia unificar os países da América Latina sob a bandeira do socialismo e invadir a Argentina.

Com pouco conhecimento do território e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difícil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera (Bolívia), em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte foi executado.

"Os jovens... e eu me vejo como um... nós precisamos estudar e estudar pesado. Nós não devemos dizer que meus olhos ardem ou que eu não gosto de ler, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu tenho muita vigia, que as crianças não me deixam dormir... todas essas coisas que as pessoas levantam. Nós precisamos estudar por todos os meios."


Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/che_guevara.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.