Open top menu
segunda-feira, 4 de junho de 2012

principais cobras venenosas do Brasil

JARARACA

Nome cientifico: Bothrops

Localização: Em todo Brasil principalmente no sul e sudeste.

Veneno: Causa hemorragia, necrose, inchaço, dor, bolhas, abcessos, alterações na coagulação, sangramento nas gengivas, olhos e ouvido 70 mg do veneno é capaz de matar um homem de 60 kg a administração do antiveneno deve ser dada no máximo em 4 horas. O membro atingido corre risco de ser amputado.

principais cobras venenosas do Brasil
Picada de Jararaca no dedo com inchaço e necrose.



principais cobras venenosas do Brasil

CASCAVEL

Nome científico: Crotalus durissus 

Localização: Sul do Brasil,  Centro Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, Norte:  Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.

Veneno: Age no sistema nervoso central causando paralisia. Também causa dores musculares, dificuldade respiratória, urina cor de coca cola, diminuição da urina e insuficiência renal, visão dupla, queda de pálpebra, dilatação da pupila e até perda de visão. Mata em poucas horas.

principais cobras venenosas do Brasil

Obs: Essa ilustração trata-se de uma picada de uma cascavel dos EUA, cascavéis que vivem no hemisfério norte possuem veneno de ação necrosante.



principais cobras venenosas do Brasil

CORAL 

*Obs: A Coral verdadeira tem a listra amarela após a vermelha.

Nome científico: Micrurus corallinus

Localização: Em todo Brasil principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte. 

Veneno: Age no sistema nervoso central, causa dores musculares, visão dupla, caimento das pálpebras, dilatação da pupila, causa problemas respiratórios paralisando o diafragma e morte por asfixia  em poucas horas.


Efeitos neurotóxicos do veneno 



principais cobras venenosas do Brasil

SURUCUCU

Nome científico: Lachesis muta

Localização: Áreas florestais como Amazônia, Mata Atlântica e matas úmidas do nordeste brasileiro.

Veneno: Inchaço, dor, sangramento local, bolhas, necrose, abcesso, hipotensão, diarreia, alterações no tempo da coagulação, sangramento de gengivas, olhos e ouvidos. Mata em poucas horas.

principais cobras venenosas do Brasil
Picada de Surucucu causando necrose, edema e hemorragia. 


Vídeo que mostra diversas espécies de cobras venenosas no Brasil




Fonte: biologiaeterna.blogspot.com http://agencia.fapesp.br/12532 http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Bestiario/Jararaca.htm http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Bestiario/Jararaca.htm http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=860 http://hypescience.com/as-10-cobras-mais-venenosas-do-mundo/http://zooelfantasma.phpbb-foro.es/t501-fotos-de-como-te-puede-quedar-un-brazo-si-te-pica-una-serpiente-cascabel http://www.bichosbrasil.com.br/cobra-coral-verdadeira/ http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/peconha.htm http://www.cobrasbrasileiras.com.br/tratamento-geral-acidentes-serpentes.html http://www.mypetbr.com/2009/05/cobra-coral-falsa-e-verdadeira.html http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072007000100007&lng=pt http://biologiaeterna.blogspot.com.br/2011/04/fotos-de-acidentes-ofidicos.html

22 comentários:

  1. meu deus que feridas horriveis

    ResponderExcluir
  2. O veneno do ser humano faz feridas piores

    ResponderExcluir
  3. Nos acidentes botrópicos e lacheticos a própria ação do veneno provoca feridas (ação proteolítica), já os do gênero crotálico e Elapídico não ocorrem feridas ou são muito raras ( contaminação pela própria flora bacteriana da boca da serpente e não pela ação do veneno). As fotos apresentadas com certeza não são exemplos de acidentes crotalico e elapídico. O que ocorre geralmente é um pequeno inchaço no local da picada e a famosa "cara de bêbado" já que o veneno desses dois gêneros atacam o sist. nervoso.

    ResponderExcluir
  4. Cascavéis e corais não provocam feridas pois o veneno atua no sistema nervoso. As que provocam feridas e sequelas são as surucucus e as jararacas. Somente as cascavéis do hemisfério norte é que possuem veneno proteolítico, semelhante as nossas jararacas ( Bothrops sp).

    ResponderExcluir
  5. Pelz obrigada pelos seus comentários, a foto da picada da cascavel está correta, realmente era a picada de uma cobra do Hemisfério Norte por isso a ação proteolítica no braço da pessoa, fiz a observação na foto citando esse detalhe ! Enquanto a cobra coral também corrigi a ilustração colocando uma pessoa sob efeito neurotóxico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha na região que moro,temos um tipo de jararaca grande e amarela,li em um certo site que seria jararaca do brejo,vc sabe algo à respeito?temos também a preta que não crece muito,mas tem aparencia assustadora e é abundante aqui e a amarela também tem muita.

      Excluir
  6. Pelas características que você colocou,eu acredito que seja a jararaca ilhoa "Bothrops insularis" , que vive em algumas ilhas do litoral de SP. Se essa for a região onde você mora provavelmente é esse tipo de Jararaca. A preta também pode ser outra jararaca ilhoa pois elas apresentam essas duas colorações preta e amarela

    ResponderExcluir
  7. ANINHA, A JARARACA ILHOA NÃO É UNICA DA ESPECIE JARARACONIDEA DA ILHA QUEIMADA, NA QUAL HOUVE MUTAÇÃO GENÉTICA SENDO ELAS EMAFRODITAS ?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber que cobra é cabeça achatada triangular com anéis em marelo e preto até ao rabo quando ameaçãda se coloca em pé em posição de defesa achatando a cabeça, desconhecida em nossa região só foi vista até agora poucas vezes(região de Mato grosso do sul) sendo a parte amarela no sol fica meio azulada mudando de cor... qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha as características dessa cobra que você citou encontrada no Mato Grosso do Sul, indicam que ela pode ser uma Capitão do Campo.espero ter ajudado

      Excluir
  9. Sim mas existem machos e femeas de Jararaca Ilhoa

    ResponderExcluir
  10. Não sei que cobra é essa do MS

    ResponderExcluir
  11. aninha quero saber se a cobra coral tem alguma diferência entre a verdadeira e a falssar e se as duas são venenosas!

    ResponderExcluir
  12. então eu coloquei a diferença entre a coral verdadeira e falsa aí no texto da uma conferida

    ResponderExcluir
  13. sa.negocio@hotmail.com
    Entre em contato comigo, por favor.

    ResponderExcluir
  14. as corais com seguimento que fecham todo o corpo, são as verdadeiras, dizem! antigamente falava-se em aneis pretos impares( 1 ou 3) sendo as verdadeiras. mas o que dizer das corais de coleira? e as variações mutantes? sem contar que pra toda a regra há exceção!!! neste caso, fatal!

    ResponderExcluir
  15. excelente observação, existem as exceções por isso todo cuidado é pouco

    ResponderExcluir
  16. Cobra conhecida como Urutu Cambota comprimento de 40a 50 Centimetros e muito Grossa exemplares encontrada ES. Qual o nome cientifico desses explares.?

    ResponderExcluir
  17. matei uma urutu hj no meu quintal quase fui picado sorte que eu vi ela na grama , fiquei sabendo que essa cobra corre atras da pessoa .

    ResponderExcluir
  18. Matei uma uma cobra que parece uma jararaca mas ela tem umas pintas em vermelho e na barriga anéis como coral, não consegui identificá-la como nossas cobras do RS.

    ResponderExcluir
  19. Eu já fui picado por uma jararaca, queima mais que fogo, dá sudorese intensa, confusão mental, inchaço, febre e depois necrose.Conheço muita gente q já foi picada por elas no litoral de São Paulo e Rio.A sorte é q a picada pegou de raspão, ela estava em um arbusto perto do lixo esperando algum rato do mato.O médico duvidou q fosse jararaca e não me encaminhou ao soro.Felizmente sobrevivi, e, aprendi que nem sempre picada de cobra deixa dois furos, as vezes apenas um arranhão.

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.