Open top menu
segunda-feira, 4 de junho de 2012

principais cobras venenosas do Brasil

JARARACA

Nome cientifico: Bothrops

Localização: Em todo Brasil principalmente no sul e sudeste.

Veneno: Causa hemorragia, necrose, inchaço, dor, bolhas, abcessos, alterações na coagulação, sangramento nas gengivas, olhos e ouvido 70 mg do veneno é capaz de matar um homem de 60 kg a administração do antiveneno deve ser dada no máximo em 4 horas. O membro atingido corre risco de ser amputado.

principais cobras venenosas do Brasil
Picada de Jararaca no dedo com inchaço e necrose.



principais cobras venenosas do Brasil

CASCAVEL

Nome científico: Crotalus durissus 

Localização: Sul do Brasil,  Centro Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, Norte:  Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.

Veneno: Age no sistema nervoso central causando paralisia. Também causa dores musculares, dificuldade respiratória, urina cor de coca cola, diminuição da urina e insuficiência renal, visão dupla, queda de pálpebra, dilatação da pupila e até perda de visão. Mata em poucas horas.

principais cobras venenosas do Brasil

Obs: Essa ilustração trata-se de uma picada de uma cascavel dos EUA, cascavéis que vivem no hemisfério norte possuem veneno de ação necrosante.



principais cobras venenosas do Brasil

CORAL 

*Obs: A Coral verdadeira tem a listra amarela após a vermelha.

Nome científico: Micrurus corallinus

Localização: Em todo Brasil principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte. 

Veneno: Age no sistema nervoso central, causa dores musculares, visão dupla, caimento das pálpebras, dilatação da pupila, causa problemas respiratórios paralisando o diafragma e morte por asfixia  em poucas horas.


Efeitos neurotóxicos do veneno 



principais cobras venenosas do Brasil

SURUCUCU

Nome científico: Lachesis muta

Localização: Áreas florestais como Amazônia, Mata Atlântica e matas úmidas do nordeste brasileiro.

Veneno: Inchaço, dor, sangramento local, bolhas, necrose, abcesso, hipotensão, diarreia, alterações no tempo da coagulação, sangramento de gengivas, olhos e ouvidos. Mata em poucas horas.

principais cobras venenosas do Brasil
Picada de Surucucu causando necrose, edema e hemorragia. 


Vídeo que mostra diversas espécies de cobras venenosas no Brasil




Fonte: biologiaeterna.blogspot.com http://agencia.fapesp.br/12532 http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Bestiario/Jararaca.htm http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Bestiario/Jararaca.htm http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=860 http://hypescience.com/as-10-cobras-mais-venenosas-do-mundo/http://zooelfantasma.phpbb-foro.es/t501-fotos-de-como-te-puede-quedar-un-brazo-si-te-pica-una-serpiente-cascabel http://www.bichosbrasil.com.br/cobra-coral-verdadeira/ http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/peconha.htm http://www.cobrasbrasileiras.com.br/tratamento-geral-acidentes-serpentes.html http://www.mypetbr.com/2009/05/cobra-coral-falsa-e-verdadeira.html http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072007000100007&lng=pt http://biologiaeterna.blogspot.com.br/2011/04/fotos-de-acidentes-ofidicos.html

21 comentários:

  1. meu deus que feridas horriveis

    ResponderExcluir
  2. O veneno do ser humano faz feridas piores

    ResponderExcluir
  3. Nos acidentes botrópicos e lacheticos a própria ação do veneno provoca feridas (ação proteolítica), já os do gênero crotálico e Elapídico não ocorrem feridas ou são muito raras ( contaminação pela própria flora bacteriana da boca da serpente e não pela ação do veneno). As fotos apresentadas com certeza não são exemplos de acidentes crotalico e elapídico. O que ocorre geralmente é um pequeno inchaço no local da picada e a famosa "cara de bêbado" já que o veneno desses dois gêneros atacam o sist. nervoso.

    ResponderExcluir
  4. Cascavéis e corais não provocam feridas pois o veneno atua no sistema nervoso. As que provocam feridas e sequelas são as surucucus e as jararacas. Somente as cascavéis do hemisfério norte é que possuem veneno proteolítico, semelhante as nossas jararacas ( Bothrops sp).

    ResponderExcluir
  5. Pelz obrigada pelos seus comentários, a foto da picada da cascavel está correta, realmente era a picada de uma cobra do Hemisfério Norte por isso a ação proteolítica no braço da pessoa, fiz a observação na foto citando esse detalhe ! Enquanto a cobra coral também corrigi a ilustração colocando uma pessoa sob efeito neurotóxico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha na região que moro,temos um tipo de jararaca grande e amarela,li em um certo site que seria jararaca do brejo,vc sabe algo à respeito?temos também a preta que não crece muito,mas tem aparencia assustadora e é abundante aqui e a amarela também tem muita.

      Excluir
  6. Pelas características que você colocou,eu acredito que seja a jararaca ilhoa "Bothrops insularis" , que vive em algumas ilhas do litoral de SP. Se essa for a região onde você mora provavelmente é esse tipo de Jararaca. A preta também pode ser outra jararaca ilhoa pois elas apresentam essas duas colorações preta e amarela

    ResponderExcluir
  7. ANINHA, A JARARACA ILHOA NÃO É UNICA DA ESPECIE JARARACONIDEA DA ILHA QUEIMADA, NA QUAL HOUVE MUTAÇÃO GENÉTICA SENDO ELAS EMAFRODITAS ?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber que cobra é cabeça achatada triangular com anéis em marelo e preto até ao rabo quando ameaçãda se coloca em pé em posição de defesa achatando a cabeça, desconhecida em nossa região só foi vista até agora poucas vezes(região de Mato grosso do sul) sendo a parte amarela no sol fica meio azulada mudando de cor... qual seria?

    ResponderExcluir
  9. Sim mas existem machos e femeas de Jararaca Ilhoa

    ResponderExcluir
  10. Não sei que cobra é essa do MS

    ResponderExcluir
  11. aninha quero saber se a cobra coral tem alguma diferência entre a verdadeira e a falssar e se as duas são venenosas!

    ResponderExcluir
  12. então eu coloquei a diferença entre a coral verdadeira e falsa aí no texto da uma conferida

    ResponderExcluir
  13. sa.negocio@hotmail.com
    Entre em contato comigo, por favor.

    ResponderExcluir
  14. as corais com seguimento que fecham todo o corpo, são as verdadeiras, dizem! antigamente falava-se em aneis pretos impares( 1 ou 3) sendo as verdadeiras. mas o que dizer das corais de coleira? e as variações mutantes? sem contar que pra toda a regra há exceção!!! neste caso, fatal!

    ResponderExcluir
  15. excelente observação, existem as exceções por isso todo cuidado é pouco

    ResponderExcluir
  16. Cobra conhecida como Urutu Cambota comprimento de 40a 50 Centimetros e muito Grossa exemplares encontrada ES. Qual o nome cientifico desses explares.?

    ResponderExcluir
  17. matei uma urutu hj no meu quintal quase fui picado sorte que eu vi ela na grama , fiquei sabendo que essa cobra corre atras da pessoa .

    ResponderExcluir
  18. Matei uma uma cobra que parece uma jararaca mas ela tem umas pintas em vermelho e na barriga anéis como coral, não consegui identificá-la como nossas cobras do RS.

    ResponderExcluir
  19. Eu já fui picado por uma jararaca, queima mais que fogo, dá sudorese intensa, confusão mental, inchaço, febre e depois necrose.Conheço muita gente q já foi picada por elas no litoral de São Paulo e Rio.A sorte é q a picada pegou de raspão, ela estava em um arbusto perto do lixo esperando algum rato do mato.O médico duvidou q fosse jararaca e não me encaminhou ao soro.Felizmente sobrevivi, e, aprendi que nem sempre picada de cobra deixa dois furos, as vezes apenas um arranhão.

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.