Subscribe:

segunda-feira, 16 de abril de 2012

COMO CRIAR UMA ARANHA CARANGUEJEIRA

tarantula, caranguejeira, negra, Brasil
Foto: Caranguejeira Negra do Brasil
Apesar da aparência assustadora as aranhas caranguejeiras são geralmente calmas e criadas como animais de estimação em muitos países . Possuem como mecanismo de defesa pelos urticantes no tórax e no abdômen e também picam ao se sentirem ameaçadas. A picada é dolorida mas seu veneno é pouco tóxico para humanos, só causa maiores danos se houver uma reação alérgica. Se você gosta de animais exóticos e sonha em criar uma aranha acompanhe aqui os passos básicos dessa tarefa.

1) Compre um aquário que seja telado em cima para que a aranha não fuja, mas também não coloque uma tela tão pequena ao ponto de impedir uma boa circulação de ar.

2) Terra. Você não deve preencher seu aquário com qualquer terra, você deve comprar um substrato de preferência a vermiculite, e cobrir o aquário com esse substrato na altura de 3 a 4 cm.

3) Toca. A toca é o local onde a aranha vai passar a maior parte do tempo, você pode usar uma telha de barro,  pedaços de vaso quebrado, pedaços de madeira etc.



4) Vasilha de água. Coloque uma pequena vasilha com água para sua aranha dentro do aquário e também tenha o hábito de borrifar água em cima do substrato de 3 a 4 vezes por semana para deixar o ambiente úmido.

5) Comida. Essa é a parte mais difícil pois sua aranha precisa de animais vivos para comer, você pode dar grilos, baratas, anfíbios, cupins ou até filhotinhos de camundongos, elas também são canibais. Se a aranha for jovem você deve alimenta-la de 3 a 4 vezes por semana se for adulta uma vez por semana já está de bom tamanho. A quantidade de comida pode ser medida pelo tamanho do abdômen da aranha. Ela também pode se alimentar de pequenos pedaços de carne crua, desde que você a treine para isso. Clique aqui vídeo caranguejeira treinada, come carne!

6) Espécies. As mais dóceis e recomendadas para iniciantes são: Rosa Chilena e a Caranguejeira Negra do Brasil, porém aqui no Brasil é proibida a captura, criação e comercialização da nossa aranha. Elas podem viver até 20 anos e chegar ao tamanho de 30 cm. No acasalamento são gerados de 50 a 200 ovos, os filhotes não precisam dos cuidados da mãe e vivem de forma independente após o nascimento.

Esse vídeo ilustra como montar o habitat no aquário 


40 comentários:

  1. Onde encontro filhotes de caranguejeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://gobiologo.blogspot.com.br/2016/01/como-criar-uma-tarantula.html

      Excluir
  2. Oi Davis de vez em quando no site http://www.olx.com.br vejo pessoas vendendo aranhas e terrários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é proibida a comercialização? Como é que vendem, tem alguma legalização a respeito.

      Excluir
  3. A Lei de Crimes Ambientais considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. No caso específico de fauna silvestre entende-se como autoridade competente o IBAMA. Se a pessoa que está vendendo não tem autorização não compre.

    ResponderExcluir
  4. aaninha e como consigo uma autorização para ter uma aranha ? caso pegue ela em um sitio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples amigo, não consegue. Animais coletados não podem receber posteriormente um "documento".
      Para mais informações visite: gobiologo.blogspot.com.br/2016/01/como-criar-uma-tarantula.html

      Excluir
  5. Rodrovisk você tem que entrar em contato com o IBAMA para cria-la em cativeiro se eles vão liberar a captura no sítio eu não sei te informar, pois é uma decisão que cabe a eles.

    ResponderExcluir
  6. Aninha, eu consigo achar uma rosa chilena em terrenos baldios debaixo de troncos, telhas, tijolos, etc? se caso eu encontrar, qual é o telefone para entrar em contato com o IBAMA para a permissão da criação da aranha?

    ResponderExcluir
  7. Vitória no site do IBAMA você pode tirar todas essas dúvidas http://www.ibama.gov.br

    ResponderExcluir
  8. E PARA QUE TEM MEDO DESTE BICHOS OU QUE TEM PROBLEMA DE ARACNOFOBIA COMO É O MEU CASO.

    ResponderExcluir
  9. melhor ainda vc vai perder o medo e ganhar uma amiga rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. eu ja tenho um aquário de 70 litros, a tela e o subtrato arrumo fácil. comida já não sei.
    o dificil mesmo vai ser arrumar a caranga.

    vi por ai que uma boa toca é a metade +/- da casca de coco maduro, sem a parte branca.

    abç
    Douglas.

    ResponderExcluir
  11. posso pegar ela na mão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em ultimo caso amigão, manejo estressa o animal. Caso queira uma caranga como PET, saiba que será apenas para observa-la no terrário.

      Excluir
  12. Sim Douglas a casca do coco pode ser uma ótima toca espero que vc consiga sua aranha abç

    ResponderExcluir
  13. Pode pegar na mão mas cuidado para não deixar a aranha com medo se não ela te morde

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma caranguejeira de 4 meses +ou- mais não sei se é macho ou femea o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  15. Boa pergunta milton, você pode diferenciar pela presença ou ausência do pedipalpo que nasce quando o macho se torna maduro (2 anos de idade aproximadamente) você precisa esperar a aranha amadurecer sexualmente para diferenciar

    ResponderExcluir
  16. eu tenho uma aranha pequena e é amarela com o ferrão preto o que eu dou para ela comer?

    ResponderExcluir
  17. Quem sabe onde vende essa aranhas no rio de janeiro, ou se alguém vende?
    entra em contato pelo face:https://www.facebook.com/nathanael.cabral.9

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma viúva negra ela bebê água pelo algodão

    ResponderExcluir
  19. Não precisa de licença para criar tarantulas, porque as que eu crio não tem na fauna brasileira e foram nascidas em cativeiro, nunca coletei, como vou ter licença de algo que nem é do brasil, e nem tem na fauna brasileira? se aparecer uma aranha aqui em casa, eu vou ter que chamar o ibama pra pegar? kk que merda, mas enfim, se caso eles pegarem minha tarantula que nasceu em cativeiro, eles vão fazer oque? soltar na floresta? pra ela morrer? porque elas foram nascidas em cativeiro e não estão acostumadas a viver em outros tipos de ambientes, esse ibama é ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado pois o IBAMA pode te enquadrar em crime de tráfico internacional, confere aqui no site uma situação semelhante a sua:
      http://www.ibama.gov.br/publicadas/aranhas-vindas-ilegalmente-da-africa-do-sul-sao-interceptadas-pelo-ibama-no-parana-

      Excluir
  20. Tenho uma aranha mais não sei a espécie. Acho que é uma caranguejeira. Me ajudem. Mando foto no whatsapp. Meu número é 971958578. Me add pra trocarmos ideias. Valew

    ResponderExcluir
  21. eu achei uma hoje andando em cima de mim, quase morri do coração, mas acho que tenhop sorte de axar uma já que é dificil, como fasso para criar ela?

    ResponderExcluir
  22. teve sorte mesmo leia o passo a passo que vai dar tudo certo

    ResponderExcluir
  23. Aninha achei uma hj e peguei quero cria-la tudo certinho. Mais nao sei a espécie. Pode me ajudar watss 95836648 (31)

    ResponderExcluir
  24. Vixi, eu achei uma aranha ENORME na minha área de serviço, minha filha matou, isso é crime?!?

    ResponderExcluir
  25. Uma vez eu achei aqui em casa uma aranha, achei interessante, a capturei e mandei fazer um pequeno terrário de vidro, com entrada pra ventilação, tudo direitinho e fui criando. Depois vim a descobrir que se tratava de uma Aranha Marrom e fiquei informado sobre o que causa a picada de uma Aranha Marrom, sendo que pô... já estava me acostumando com o bicho e continuei, tomando os cuidados e segurança necessários. Nunca tive contato manual, apesar de que em momento algum ela se mostrava agressiva, pelo contrário, mansa até demais a ponto de vir buscar o alimento na pinça, mas depois acabou morrendo.

    Bom... Eu tô dizendo isso aqui mas não aconselho a ninguém (a não ser que seja especialista ou biólogo) criar esse tipo de aranha, a marrom, por seu veneno ser de extrema ação neurotóxica.

    ResponderExcluir
  26. ola aninha bn, td bem, tenho uma caranguejeira,ela esta perdendo pelos na traseira e nascendo pintas branca, sera q vc pode me ajudar grt

    ResponderExcluir
  27. Oi aninha só paxonado por aranhas mais não tenho muito espaço vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana, trabalho numa escola como zelador e sempre que chove aparece as caranguejeiras. Matei varias por medo e ignorância, mas da última vez peguei uma filhote para criar. Coloquei dentro de um pote transparente de forma provisória e pretendo comprar um terrario. Coloquei um potinho com agua e a aranha correu mergulhar nele. E Fica ali nele quase sempre, como se estivesse necessitada de agua. È assim mesmo? Ricardo

    ResponderExcluir
  29. A aranha marrom é parecida com a caranguejeira? Tenho uma caranguejeira e estou com medo de ter confundido as espécies

    ResponderExcluir
  30. tenho duas acho q sao caranguejeiras queria uma confirmaçao si alguem puder me ajudar as tenho a pouco tempo e ainda nao se alimentaram

    ResponderExcluir
  31. Olá meu nome é André e eu gostaria de saber onde comprar esses animais de forma legalizada quanto custa pra manter esses animais?
    Se vc puder entrar em contato comigo eu agradeço mal e-mail: andrelaurindo57@gmail.com , desde já agradeço

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.