Subscribe:

sábado, 26 de maio de 2012

RETRATA CARAS

retrata caras, zooterapia, animais, crianças

Ontem o site da revista Caras publicou um artigo escrito pela médica pediatra Filumena Gomes  afirmando que a convivência tão estreita com animais representa risco de doenças para todos os seres humanos , em especial para crianças. Esse artigo revoltou os internautas que criaram a hastag no twitter #RetrataCaras e também foi criticado no facebook.  



Dentre os motivos para a revolta o primeiro está o fato que o artigo trata os animais como "vilões", o que pode resultar em uma onda de abandono, já que os pais entenderão que estão expondo seus filhos a doenças graves e para protege-los é  melhor se livrar dos cães, gatos e até tartarugas que também foram citadas no artigo. Confira no link do Projeto Salvação, mais uma crítica feita a revista:  A falta de informação gera o abandono


Outro motivo é que o artigo não cita os benefícios para criança de possuir um animal de estimação, nem  explica de maneira clara os métodos de prevenção das zoonoses (doenças de animais transmissíveis aos homens). Muitas crianças com problemas físicos e mentais são beneficiadas com terapias usadas com animais como é o caso da equoterapia (terapia com cavalos), leia o artigo Conheça a equoterapia

retrata caras, zooterapia, cães e crianças

Na figura acima a garota Patrícia que tem leucemia está com o cachorro Joe no GRACC ( Grupo de apoio Adolescente e à Criança com Câncer)  fazendo a zooterapia (terapia assistida por animais) a função de Joe é arrancar sorrisos de quem está na sala de quimioterapia.

Artigos relacionados:



2 comentários:

  1. Gente, vamos divulgar e protestar contra este absurdo, uma inconsequente, irresponsável e incompetente querendo seus 15 minutos de fama e que pode comprometer a vida de milhares de animais.
    Abaixo aos médicos incompetentes e irresponsáveis que não procuram estudar e ficam divulgando barbaridades.
    Entrem na página < http://www.facebook.com/carasbrasil > e peçam para que retirem a matéria "Crianças que convivem com animais podem desenvolver doenças graves" do site por se tratar de um absurdo !!!!!!

    < http://caras.uol.com.br/noticia/criancas-que-convivem-com-animais-podem-desenvolver-doencas-graves#image0 >

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Stéfano e infelizmente a revista Caras ainda não se manifestou a respeito do assunto, o mínimo que a revista deveria fazer era retirar a matéria do site.

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.