A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. Além de facilitar a habilitação ou reabilitação motora, a interação cavalo/praticante permite também trabalhar aspectos como a afetividade, autoconfiança, socialização e dificuldades de aprendizagem.
O trabalho equoterapeutico tem mostrado eficácia no tratamento de crianças com paralisia cerebral no ganho das funções motoras sendo que, o resultado já aparece no primeiro atendimento, quando o paciente inicia a interação com o animal devido ao movimento tridimensional produzido pela marcha do cavalo que estimula o tônus muscular e a dissociação da cintura pélvica e escapular.
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos psicológicos e educacionais (BITAR et al., 2004). É desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo está intimamente ligado com a natureza, proporcionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando as terapias tradicionais em clínicas e consultórios.
Artigos relacionados:
Fonte: http://www.cavalosolidario.org.br/index.php?area=equoterapia
0 comentários:
Postar um comentário