Subscribe:

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MASTITE BOVINA


Mastite ou mamite é uma enfermidade da glândula mamária, que se caracteriza por processo inflamatório, quase sempre decorrente da presença de microorganismos infecciosos, interferindo diretamente na função do órgão.

As mastites infecciosas são importantes porque são autolimitantes, podendo evoluir para casos de septicemia, sendo altamente contagiosas e não evoluindo para curas espontâneas. As altas temperaturas e a umidade do ar são condições que favorecem o aparecimento de microorganismos no ambiente onde são mantidas as vacas.

Um fator extremamente importante como causador de mastites são as falhas de assepsia durante o processo de ordenha como contaminação das mãos do ordenhador, problemas com ordenhadeiras mecânicas, vasilhames contaminados, contaminação ambiental etc..

O fundamental para se evitar uma transmissão de mastite, além da higiene é a ordenha de vacas infectadas, por última ou então serem retiradas do rebanho para tratamento, principalmente em casos de mastites causadas por Mycoplasma spp ou Staphylococcus aureus, que exigem tratamentos isolados e específicos.

Uma vaca com mastite tem a sua produtividade de leite diminuída, podendo chegar a nível de perda entre 15 e 20 % em relação à produção láctea normal.As mastites interferem também na qualidade do leite ficando o leite impossibilitado de ser consumido.


Artigos relacionados:




Read more: http://caixapreta-747.blogspot.com/2012/08/dicas-para-escolher-um-touro-reprodutor.html#ixzz25ZZ39hrA

Fonte: http://www.intervet.com.br/Doencas/Mastites/010_Introdu__o.aspx

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.