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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CARRO DE SURFISTA


Madeira e listra branca na roda. Se for possível falar de uma identidade própria para o carro de surfista, não há como não lembrar dos modelos woodies. Carros como o Chevrolet Fleetmaster e o Ford Mercury começaram a ser produzidos na década de 1940 com madeira na lateral, devido à escassez de placas de aço que eram destinadas para a guerra. “Logo ele se tornou moda, ganhou charme”, conta o colecionador e ex-executivo da GM, Luiz Cezar Fanfa.

Os woodies pararam de ser fabricados com o fim da Segunda Guerra Mundial, pois era custoso manter o processo artesanal de corte da madeira na linha de montagem. Mas o charme permaneceu e, por serem grandes e espaçosos, caíram no gosto de muitos surfistas.

 As peruas ou conversíveis de duas portas woodies eram comuns em praias da Califórnia, levando pranchas em seu interior, com o bico saindo pela janelinha traseira. Caído aos pedaços. Hoje esses modelos com portas de madeira são raridades, mas a aventura do surf continua sem dispensar um bom carro.

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