Subscribe:

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RODEIO A CRUELDADE LUCRATIVA


Um estudo de cinco pesquisadores das áreas de veterinária e zoologia da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e UEL (Universidade Estadual de Londrina-PR) apontou por meio dos sinais fisiológicos e do comportamento dos animais em rodeios, que eles sentem dor ao usar a tira amarrada na virilha, mesmo quando tais sensações não vêm acompanhadas por ferimentos visíveis.

A principal evidência é a constatação fotográfica da dilatação das pupilas dos animais de rodeios, mesmo estando eles em um ambiente muito iluminado - o que levaria à constrição dessa parte dos olhos. Outro indício é a forma de o animal corcovear ao ter o instrumento amarrado ao seu corpo. E a tentativa de o animal se livrar do instrumento é que tornaria o show mais interessante.

Já outro trabalho universitário vai na direção contrária. As experiências de cinco pesquisadores da Unesp de Jaboticabal (SP), sob coordenação do professor de patologia veterinária Orivaldo Tenório Vasconcelos, defendem que o sedém é inofensivo.

Feito sob encomenda e custeado pelo clube "Os Independentes", organizador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o estudo, que custou R$ 75 mil, chegou à conclusão de que o instrumento não afeta a produção de espermatozóides.

E, para sustentar que os animais não sentem dor, descreve que, mesmo amarrados pelo sedém, os bois comeram normalmente e tentaram copular, o que não deveria ocorrer. A intensidade da amarração é variável. Preso com muita força, pode até imobilizar o bovino. Frouxo, ele não causa mal. Sócio honorário do clube "Os Independentes", Vasconcelos defende uma causa diferente para os pulos e rodopios dos bois: cócegas. O boi pularia por índole daquele animal (o cálculo é que de 200 bois apenas um é saltador).


( Na minha opinião meus leitores eu não confiaria em um estudo científico bancado pelo organizador da Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos. É lógico que com 75.000 no bolso qualquer veterinário picareta provaria que o sedém é inofensivo. Fica a dica. )


Artigos relacionados:


Fonte: http://noticias.uol.com.br/festa-peao-barretos/ultimas-noticias/2009/08/27/ult7811u31.jhtm

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.