Malandragem é saber tirar vantagem, é conseguir sair por cima em todas as situações, mas não da forma correta e justa, mas dando um jeitinho. Lembro de uma entrevista do Zico que ele falava sobre como era ser técnico de futebol no Japão. Os japoneses são muito certinhos, por exemplo na hora da formação da barreira eles não andavam pra frente. Zico perguntou pôr que ? e eles responderam que estavam respeitando a distância dos nove metros e vinte.
Zico como um bom brasileiro ensinou a dar uns passinhos pra frente na hora da barreira. E assim caminha nossa cultura, nos acostumamos a conseguir o que queremos pela forma mais fácil e desonesta, seja estacionando em vagas para deficientes, furando fila, enrolando nas dívidas, fazendo gato de tv a cabo, pagando por fora o policial na blitz, etc. Pra piorar nos acostumamos até com a corrupção dos nossos políticos, e aceitamos a definição de que o Brasil não é um país sério.
Deveríamos aprender com o Japão a não dar passinhos na hora da barreira, deveríamos aprender a sermos organizados como eles pois em um ano já reconstruíram o seu país depois do Tsunami e nós não estamos prontos para a copa de 2014. Talvez o Brasil mereça mesmo um chute no traseiro pra andar pra frente.
0 comentários:
Postar um comentário