Subscribe:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENVENENAMENTO PRIMEIROS SOCORROS

O envenenamento é uma emergência, então a primeira coisa em mente é levar seu animal para uma clínica veterinária agora mesmo. Porém se isso for impossível, você deve fazer os primeiros socorros em casa. A letalidade do veneno depende da quantidade ingerida e do tempo que está circulando no organismo. Continue lendo aqui para aprender como agir nessas situações.

Faça seu animal vomitar, dê água oxigenada 10 vol. cerca de dua colheres de chá para cada cinco quilos de peso animal, use uma seringa sem agulha e aplique a água oxigenada no fundo da garganta do seu animal, a ação da espuma e o gosto deverão faze-lo vomitar em cinco minutos. Se necessário, repita isso duas a três vezes em um espaço de cinco minutos entre as doses. Geralmente funciona melhor em cães do que em gatos.

Aplique um antídoto para venenos. Logo após os vômitos você pode aplicar uma dose de carvão ativado (Enterex nome comercial em lojas de medicamentos veterinários) 1g  para animais de 1-5 kg, com 5 a 10 ml de água use a seringa sem agulha aplicando o medicamento no fundo da garganta do seu animal, 3 a 4 vezes por dia durante 2 a 3 dias. Ele neutraliza a ação do veneno evitando sua absorção. Enquanto você faz o primeiro procedimento, peça para outra pessoa comprar o Enterex assim você economiza tempo.

Esses procedimentos são apenas medidas de primeiros socorros, você deve encaminhar seu animal para uma clínica veterinária em seguida pois ele pode precisar de tratamento posterior. Se já faz muito tempo que seu animal ingeriu o veneno e se a quantidade for muito elevada, as chances de sobrevivência serão poucas. A dica que eu dou é que você tenha sempre, uma seringa, água oxigenada e carvão ativado em casa.
Fonte:  Livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos (Amy D. Shojai). http://vetweb.com.br/vetweb/index.php?option=com_content&task=view&id=68&Itemid=1

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.