Subscribe:

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SER MULHER NA ÁSIA



Nascer mulher na Ásia não é para as fracas. Na cultura Chinesa por exemplo existe uma prefêrencia pelo filho homem, pois o filho homem é responsável por cuidar de seus pais na velhice e se torna herdeiro de todos os bens da família. Além disso o governo chinês criou a política do filho único, sendo assim quando os pais sabem que nascera uma menina eles providenciam o aborto, ou infanticidio ou abandonam as recém nascidas nas ruas.

Na Índia ter uma filha significa ter uma grande despesa pois a família da noiva é obrigada a dar o dote e vários presentes para o noivo, se isso não acontecer a mãe e o noivo matam a mulher. Por isso muitas familias praticam o aborto ou infanticidio através de consumo de arroz ou leite envenenados.Quando as meninas não morrem trabalham duro em casa, não vão a escola ou morrem de desnutrição e falta de cuidados médicos.

Por causa do aborto há 50 MILHÕES de mulheres “faltando” na Índia. Outro fator é a prática proibida da queima de viúvas com os corpos de seus maridos (Prática que foi proibida após campanha do missionário Wilian Carey no século 18, mas ainda é praticada principalmente em regiões culturais).

Os pais dessa menina a casaram com um cachorro para protege-la dos 
maus espíritos

Na capital da Coreia do Norte as mulheres são proibidas de dirigir e andar de bicicleta porém são utilizadas como semáforos humanos, as mulheres podem até estudar mas não irão melhorar sua posição social com isso, os coreanos colocam as mulheres para trabalhar em serviço pesado nas construções e na agricultura. As mulheres por lá também não podem usar calças apenas saias longas senão são multadas em 25% do seu salário e lá mulher não pode fumar.

No Afeganistão as mulheres por não suportarem tanta humilhação decidem se auto mutilar, no que parece ter se tornado um movimento de protesto das mulheres afegãs, elas também se queimam. Um dos lugares da Ásia que foge um pouco a regra dos outros países é o Japão, la a mulher tem alcançado cargos profissionais de importância e bom nível educacional, mesmo assim a sociedade japonesa é muito machista e conservadora.

Artigos relacionados:


Fonte:
http://blogdoviteck.blogspot.com/2010/04/ser-mulher-no-brasil-e-uma-mamata.html#comment-form
http://www.viladolouvor.org/noticias/as-consequencias-da-mentira-%E2%80%9Cprocura-se-50-milhoes-de-mulheres-na-india%E2%80%9D.html
http://feministactual.blogspot.com/2007/12/ndia-um-terrvel-lugar-para-nascer.html
http://www.pime.org.br/mundoemissao/demografiaunico.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.