Subscribe:

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SER MULHER NA OCEANIA


A Oceania é um dos continentes e compreende a Austrália (com a Tasmânia) e os arquipélagos da Nova Zelândia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.Quase todas as ilhas da Oceania têm a população composta na maioria por nativos que apresentam modo de vida subdesenvolvido, suas principais atividades econômicas são o extrativismo e, com raras exceções, a agricultura. Já a Austrália e a Nova Zelândia são países desenvolvidos, e a população predominante é de origem britânica


Na Nova Zelândia desde 1870 as mulheres freqüentavam escolas e tinham direito a entrar em um Universidade formando uma classe de mulheres poderosas mestres, médicas, advogadas etc. Em 1893 a Nova Zelândia se tornou o primeiro país onde as mulheres puderam votar.


Hoje na NZ existem muitas mulheres em cargos pouco ocupados no resto do planeta como piloto de avião, helicóptero, cuidando sozinhas de fazendas e sendo CEO de grandes empresas sem restrições de áreas profissionais. Elas saem viajam sozinhas, e têm muito respeito a sua privacidade. O aborto é legalizado e lésbicas têm proteção legal contra discriminação sexual.




1893 Nova Zelândia mulheres que votaram


Na Austrália oficialmente não pode existir discriminação quanto ao sexo ou idade em relação a um cargo ou emprego, lá existem muitas empresas que são dirigidas por mulheres, ou em que elas ocupam a maioria das vagas. Ultimamente as mulheres ganharam mais espaço e destaque em todos os setores produtivos australianos, e isso ainda incomoda o público masculino.

Apesar do progresso, e de leis antidiscriminação, lá as mulheres ganham menos do que os homens. Como o custo de vida é caro as mulheres australianas preferem ter filhos depois dos 30 ou não ter, por lá os homens não tem o hábito de dividir os deveres domésticos e as mulheres têm longas jornadas de trabalho o que dificulta a vida em família.

Artigos relacionados:



Fonte:
http://www.portaloceania.com/nz-diverses-womentips-port.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.