Hoje há uma forte repercussão dos incidentes de violência infantil no Brasil,devido ao caso da procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’ Anna Gomes, 66 anos, acusada de agredir a menina de dois anos que estava sob sua guarda provisória e anteriormente o caso Isabella Nardoni,menina de 5 anos que foi jogada do sexto andar pelo seu pai e sua madrasta e acabou morrendo. Resolvi então divulgar aqui as estatisticas de violência, e como denunciar esses criminosos.
Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos.
Os tipos de agressão infantil são diversos. Os mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual. Segundo dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais em todo o país.
Denuncie:
Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido, e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo.
No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).
Artigos relacionados:
Fonte: O Globo.
0 comentários:
Postar um comentário