O cientista Craig Venter criou uma bactéria com código genético artificial, a descoberta pode trazer benefícios na medicina e também na criação de bactérias que proporcionem a eliminação de elementos tóxicos que prejudicam o meio ambiente, como por exemplo o dioxido de carbono, mas... queridos leitores tudo tem 2 lados, essa nova forma de vida também pode se tornar uma arma letal em uma tão temida guerra biológica.
Eu particulamente acredito que o próximo passo é criar vidas sintéticas.(Mas talvez a ética não permita tais pesquisas).
- Doutor estou aqui para reformular meu DNA, por favor quero lindos olhos verdes.
Abaixo coloquei algumas informações básicas sobre genética.
O que é o genoma humano ?
É o código genético humano. Em termos genéricos é o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células.
O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, que por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo DNA (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares - adenina com timina e citosina com guanima.
A ordem particular do alinhamento dos pares ao longo da cadeia corresponde à sua sequenciação. Estas sequências que codificam as proteínas são os genes, que constituem a menor parte do DNA. Para além dos genes, o DNA é constituído na sua maior parte por material genético inativo (97%), o qual aparentemente não possui qualquer utilidade. Estudos recentes mostram que material não pode ser desprezado. Coloca-se a hipótese do mesmo desempenhar funções de coordenação e de conservação do DNA.
Para que serve ?
A utilidade mais evidente e imediata para o genoma humano é a de permitir conhecer as causas da maioria das doenças. O seu conhecimento poderá permitir diagnosticar e curar muitas delas, assim prever os potenciais riscos das mesmas ocorrerem em certas pessoas.
O que é a sequenciação do DNA ?
É o processo que permite detectar a ordem exata dos três mil milhões de pares de bases químicas que constituem o DNA. Esta sequenciação é o ponto de partida para a tarefa de identificar os cerca de 30 mil genes e perceber como eles se codificam e como ocorre a regulação entre eles.
O que é um gene ?
A unidade-base do material genético que forma a hereditariedade. Todo ser humano tem de 50 mil a cem mil genes diferentes no núcleo de cada célula do corpo. Os genes influenciam o funcionamento e o desenvolvimento dos órgãos e determinam a produção de proteínas. Mutações genéticas são responsáveis por uma série de doenças, como cancro, fibrose cística e esquizofrenia.
O que são os cromossomas ?
Estruturas que carregam os genes. Ao todo, são 23 pares, sendo que um deles está ligado ao sexo (a mulher é XX, o homem é XY). A análise dos cromossomos - chamada cariótipo - permite que sejam detectadas anormalidades. Muitas vezes, essa análise é feita no feto para saber se o bebê poderá nascer com problemas. Geralmente, o procedimento é feito quando a mãe tem mais de 35 anos
Qual a diferença genética entre dois seres humanos ?
A diferença do código genético do homem para o de seu parente mais próximo, o chimpanzé, é de apenas 1,5%. O DNA de homens e dos ratos de laboratório (camundongos), por exemplo, tem mais de 70% de similaridade. Por isso, cientistas consideram a principal questão na pesquisa genómica é descobrir quais as pequenas sequências de DNA que nos fazem ser humanos.Os seis bilhões de habitantes do planeta dividem 99,9% de seu genoma. Apenas cerca de 0,1% varia de uma pessoa para outra em função da combinação dos genomas dos pais.
Artigos relacionados:
Fonte: http://afilosofia.no.sapo.pt/CGENOMA.htm
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/obama-pede-analise-sobre-implicacoes-de-genoma-sintetico.html
0 comentários:
Postar um comentário