Subscribe:

segunda-feira, 7 de junho de 2010

DESASTRE AMBIENTAL


Como veterinária fico muito sensibilizada com imagens como essa, mais um animal vítima de desastre ambiental cheio de petróleo no corpo, com a expressão de desespero, implorando por socorro. Detalhe dia 5 de Junho foi o dia do meio ambiente. Se você querido leitor do meu blog quer ajudar de alguma forma, mesmo não tendo muito dinheiro como os famosos, olha essa novidade:

Fios de cabelos ficam facilmente oleosos, pois possuem alta propriedade de absorção em relação ao óleo. Partindo desse raciocínio, a empresa norte-americana Matter of Trust já está produzindo essas barreiras com sacos de nylon preenchidos com cabelos humanos e também com pelos de animais.
mais informações entre no site:



Um pesquisador destacou que cientistas de diversas diferentes universidades chegaram a conclusões similares sobre as manchas, depois de realizar testes.Nenhuma grande mortandade de peixes foi detectada, mas autoridades federais dizem que os impactos podem levar anos para se fazer sentir.

A descoberta recente de tartarugas marinhas encharcadas de óleo e de 22 golfinhos mortos na zona do derramamento são sinais de uma calamidade potencial que poderá se desenrolar ao longo de anos na cadeia alimentar da região.

Quantias significativas de óleo cru vazam naturalmente a partir de milhares de pequenas fissuras no fundo do golfo, diz um relatório científico publicado em 2000. Micróbios que vivem na água decompõem esse petróleo.

A população desses micro-organismos pode explodir em resposta ao óleo mais concentrado da BP e desequilibrar o sistema, disse o oceanógrafo Mark Benfield. Um excesso de micro-organismos pode acabar com o oxigênio dissolvido na água e criar uma zona morta.

Um volume estimado em mais de 3 milhões de litros de dispersantes também contribuem para a mistura tóxica. O efeito dos dispersantes na vida marinha é desconhecido.

Este desastre tem levantado muitas questões que precisam ser respondidas não só nos EUA, mas também aqui no Brasil, uma vez que é notória a expansão da indústria do petróleo em águas brasileiras. Os americanos estavam preparados ? Estamos preparados?  


Artigos relacionados:



Fonte: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=3337
GAMPE UFRPE

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.