Subscribe:

terça-feira, 6 de julho de 2010

ESPECIAL CULTURA AFRICANA IV

 Foto: Ritual de passagem da fase da adolescência para fase adulta

Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

Seus ritos eram realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.

A necessidade de estabelecer mecanismos que ajudem a passagem da infância para a adolescência, e desta para a idade adulta, é tão velha quanto a existência do homem na Terra. Culturas de todo o mundo têm adotado, ao longo dos séculos, aquilo que os antropólogos chamam de “ritos de passagem”: rituais que acompanham as mudanças de lugar, idade, estado e posição na sociedade, de modo a reduzir as perturbações nocivas que tais mudanças podem ocasionar.

Ritual de passagem para meninas após a primeira menstruação indica o fim da infância.

Certas correntes da moderna psicologia consideram que a quase total ausência de ritos de passagem na sociedade contemporânea é uma das principais causas do grande número de casos de jovens despreparados para as dificuldades da vida adulta, inadaptados à dura realidade do mundo e que, por essa razão, preferem existir como eternas crianças ou adolescentes

Artigos relacionados: 


Fonte: http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm
http://www.plusnews.org/pt/Report.aspx?ReportId=72237
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/mat_403.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.