Subscribe:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ABORÍGENES AUSTRALIANOS


A cultura aborígene caracteriza-se pela forte união de todos os seres - o Sol, o ar, a chuva, os animais, as plantas, os humanos, com a Natureza, o ser superior que integra tudo. Nesta concepção, o ser humano não é superior, mas partilha a natureza com os demais seres e todos são indispensáveis. E os humanos devem honrar a Natureza em tudo o que fazem.

Quando trabalham, rezam, se divertem e em qualquer outra atividade, os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com grande maestria e destreza e levam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa, e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em casas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas do cotidiano.

A música é sobretudo vocal. O instrumento musical é o «didgeridu», que é a representação da Mãe Serpente, a criadora da Terra, e que consiste num tronco oco que amplia sons vocais. Para marcar o ritmo das mímicas e das danças usam bastões.

Os Aborígenes australianos são nômades, caçadores e coletores de vegetais, e praticam a religião animista. No deserto, as populações concentram-se onde há água, em acampamentos temporários. As habitações são simples refúgios.

Erguem pára-ventos com ramos e moitas e, se o solo for arenoso, escavam covas para ficarem mais protegidos do vento. Quando as noites são frias dormem em redor do fogo. O cão é o único animal doméstico.Os homens caçam animais de grande porte, como os cangurus, e pescam. As mulheres recolhem os vegetais e o mel, caçam animais pequenos e apanham crustáceos.

Os aborígenes não o usam o arco e a flecha para caçar, mas servem-se de lanças, bastões e bumerangues. Para a recolecção utilizam o machado de pedra e o pau de escavar. Fabricam estes utensílios como madeira, ossos e pedra.Preparam a comida direcamente sobre as brasas: não têm recipientes de cozinha resistentes ao fogo.


Artigos relacionados:



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abor%C3%ADgene_australiano

2 comentários:

  1. muito bom,pura cultura!meu amigo gustavo d'dalva estar no meio da floresta na australia,fazendo um documentario com o nosso gilberto gil.parabéns!gil e gustavo.viva os aborigenes!!!

    ResponderExcluir
  2. massa gustavo.......arrebenta irmåo!!!!

    ResponderExcluir

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.