Subscribe:

terça-feira, 21 de junho de 2011

BAR MITZVÁ E BAT MITZVÁ


De acordo com a tradição judaica, é no início da adolescência que as pessoas estão prontas para serem responsabilizadas por seus próprios atos. É neste momento que os jovens aprendem a canalizar suas energias para boas ações e a pensar mais no outro do que em si mesmo. O bar- mitzvá (que significa "filho de um mandamento") significa a maioridade na cultura judaica, a transição da fase infantil para a juvenil. O evento é comemorado quando o garoto faz 13 anos.


Durante a festa do bar-mitzvá, existe um pequeno cerimonial, onde o pai, a mãe, os irmãos e o jovem entram ao som de música judaica. O garoto se dirige à pista, corta um pedaço do pão e brinda com vinho kosher (alimentos que seguem as tradições judaicas).


Depois, distribui o pão para a família e convida os amigos para acender as 13 velas, cada uma simbolizando um ano da vida do bar-mitzvá. Geralmente, os bolos têm formato de símbolos judaicos, como a estrela de David. Após os rituais, a família beija o aniversariante e todos dançam ao som de música judaica, numa grande roda. No Shabat (dia sagrado do Judaísmo) que sucede o aniversário de 13 anos, o menino lê a Torá no serviço matinal da sinagoga.

Bem mais recente que o bar-mitzvá, o bat-mitzvá nasceu nos anos 1920, numa tentativa de oferecer uma iniciação religiosa às mulheres, semelhante a que já ocorria com os garotos. Até então, a mulher tinha um papel secundário na religiosidade judaica. Com a celebração do bat-mitzvá, reconhece-se a importância da mulher na sociedade, tanto na função sagrada de cuidar da casa e da família, como também na função cultural de educar religiosamente os filhos.

O bat-mitzvá ("filha de um mandamento") é também uma homenagem às matriarcas do povo judeu, como Sara (esposa de Abraão) e Raquel (esposa de Jacob). O bat-mitzvá também significa a maioridade religiosa para a garota judaica, mas ocorre quando a menina completa 12 anos.

O bat ocorre antes do bar pois a cultura judaica entende que o desenvolvimento físico e emocional das meninas ocorre antes dos garotos.Na maioria das vezes, um conjunto de meninas se prepara durante meses para o evento, recebendo aulas sobre a tradição e os costumes do Judaísmo. O bat-mitzvá consiste numa cerimônia religiosa, realizada na sinagoga, onde as meninas e seus familiares cantam e rezam. No bat-mitzvá, "a menina torna-se o baluarte da família, sendo responsável por preservar costumes e tradições judaicas em seu lar


Artigos relacionados:


Fonte: http://www.debutanteacontece.com.br/noticias.asp?id_noticia=9

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.