Subscribe:

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CRIAÇÃO DE CODORNAS


Codornas podem ser criadas até no quintal de uma residência, desde que isso ocorra em estruturas apropriadas. Um pequeno galpão ou uma garagem inutilizada são outras alternativas para abrigar as gaiolas das aves. Embora sejam resistentes, as aves preferem clima estável, com temperatura média de 25 graus. Elas não gostam de tomar sol ou receber vento diretamente. Em lojas de produtos agropecuários, podem ser compradas gaiolas próprias para a criação


Reprodução: Você deve começar no mínimo com 5 fêmeas e 1 macho, o macho deve ficar 12 horas com a fêmea para o acasalamento e depois ficar isolado por 24 horas para se recuperar e ser posto com outra fêmea.  O acasalamento pode ocorrer durante o ano inteiro. Esse é o mecanismo usado para codornas com o objetivo de produzir ovos.

Alimentação: A ração é a mesma de galinhas Nos primeiros 15 dias, dê ração inicial, e, dos 16 aos 50 dias de vida, a de crescimento. A partir daí, forneça apenas ração de postura. As trocas de alimentação devem ser feitas aos poucos, mantendo-se a marca do produto oferecido para evitar mudanças no metabolismo. Em média, cada ave adulta consome 25 gramas de ração por dia.


Os ovos: devem ser armazenados a uma temperatura entre 10 e 16 graus e com umidade relativa entre 75 e 80%, por um período máximo de 12 dias, se for chocar, a incubação dura 16 dias, como as codorninhas botam no chão, é importante que o piso tenha ligeira inclinação na direção de uma calha forrada de serragem para a coleta dos ovos.

 As codornas iniciam a fase de postura ao atingir entre 50 e 60 dias de vida. Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas. Cada codorna gera de 250 a 300 ovos no primeiro ano, quantidade que diminui no ano seguinte.


Artigos relacionados:



Read more: http://caixapreta-747.blogspot.com/2012/05/principais-racas-de-ovinos-no-brasil.html#ixzz25ZWE1oYL

Fonte: http://www.saberdetudo.com.br/diversos.php?id=623
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1693963-4530,00.html
Imagem: http://www.cpt.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.