Subscribe:

terça-feira, 29 de maio de 2012

TIGRES ASIÁTICOS

Hong Kong

Localização: É uma cidade-estado situada na costa sul da China.
Como se tornou tigre: Com o final da segunda guerra mundial Hong Kong se tornou um porto de mercadoria mundial, havendo um forte desenvolvimento no setor comercial. Em 1950 os EUA  efetivaram um embargo financeiro com a China comunista, para solucionar o problema a China investiu pesado no desenvolvimento industrial que ocorreu na década de 50 e 60, porém os trabalhadores reclamavam de baixos salários, o Governo então passou a investir em obras públicas em melhorar a condição de vida das pessoas. O resultado final de tudo isso é essa super potência que vemos hoje. 


Singapura

Localização: É uma cidade-estado localizada no extremo sul da península malaia 
Como se tornou tigre: Após a independência do domínio britânico na década de 60 houve um alto investimento estrangeiro e um plano econômico voltado para industrialização, educação e planejamento urbano. Esses planos ousados de desenvolvimento foram elaborados pelo holandês Albert Winsemius.

Taiwan 

Localização: É a principal ilha da república popular da China
Como se tornou tigre: Com o final da segunda guerra mundial em 1945 houve a hiperinflação e para afastar Taiwan do colapso financeiro o governo criou uma nova moeda solucionando o problema. Em 1950 os EUA precisou de auxílio devido a guerra contra a Coréia, aproveitando essa oportunidade Taiwan passou a produzir bens importados no mercado interno a com a ajuda econômica dos EUA foi puxada a alavanca de desenvolvimento industrial dando um up na economia. 

Coréia do sul 

Localização: É um país da Ásia Central.
Como se tornou tigre: A nação foi divida em 1945 em Coréia do Norte e Coréia do Sul em 1950 enfrentou uma invasão da Coréia do Norte a ONU fez intervenção nessa guerra com forças lideradas pelo  EUA, com o fim dessa guerra houve um período de instabilidade política. A partir da década de 60 através de um golpe de estado o general Park Chun-hee tomou a direção política e econômica, foi a partir dele que o processo de desenvolvimento industrial deu partida havendo entre as décadas de 60 a 80 a taxa de crescimento econômico mais rápida do mundo, devido a estratégias de fabricação voltadas para o mercado externo e mão de obra altamente qualificada.

Artigos relacionados:



0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.