Subscribe:

terça-feira, 27 de julho de 2010

MATRYOSHKA AS BONEQUINHAS RUSSAS


Matryoshkas também conhecidas como Babooshka vêm sendo cultuadas como um símbolo da Rússia e um item de colecionismo a mais de um século. Surgidas em 1890, quando instituiu-se a produção de brinquedos educativos e folclóricos, dentre eles as bonecas, as primeiras Matryoshkas reproduziam as camponesas da ex-União Soviética com trajes coloridos, aventais e instrumentos de trabalho.

Feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha” (mar = mater e oshka = diminutivo). Além das típicas camponesas, há as que retratam personagens de contos de fadas, ícones da igreja ortodoxa russa e personalidades políticas e históricas.

Trata-se de uma bonequinha de madeira, normalmente de tília, que abre ao meio e tem dentro outra igual, mas de menor tamanho, que por sua vez contém outra, igualmente recheada com outras cada vez menores, numa sequência que varia de cinco a oito, geralmente, e que se repetem em escala decrescente de tamanho.

Nas matryoshkas mais refinadas, verdadeiras obras de arte, a menorzinha mede em geral entre dois e três milímetros, e a maior chega a quarenta centímetros. Todas são pintadas à mão, sendo as de melhor qualidade sempre assinadas pela autora.


Artigos relacionados:



Fonte: http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_russia-matrioska.html

0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.