Subscribe:

terça-feira, 22 de maio de 2012

EUROPA ENVELHECIDA

idoso, europa, envelhecimento

Depois da primeira guerra mundial no início do século XX (1914 a 1918) os países da Europa começaram a defender idéias a favor da diminuição da população pois era previsto um aumento populacional maior que a capacidade de produzir alimentos. Essa crise não ocorreu mas as politicas de anti natalidade permaneceram no continente e contribuíram com uma série de fatores que desencadearam a baixa taxa de natalidade e envelhecimento da população como mostrarei abaixo.

1) Neocolonialismo

Processo de dominação européia política e econômica de terras africanas que ocorreram no final do século XIX e início do século XX muitas pessoas saíram da Europa nesse processo e a saída tornou-se mais acentuada após as duas guerras mundiais.

2) Feminismo

A primeira onda do movimento feminista ocorreu também no fim do século de XIX e início do século XX que tinha como foco igualdade nos direitos contratuais, propriedades, direito ao voto, e fim dos casamentos arranjados, as ondas feministas voltaram a ter força novamente só na década de 60 e 70. Hoje os efeitos podem ser vistos na inserção da mulher no mercado de trabalho faz com que as europeias estejam adiando a maternidade ou até optando por não ter filhos., o uso de métodos contraceptivos formam relações sem que haja o compromisso do casamento e a formação de uma família.


3) Aumento na expectativa de vida

Com os avanços da medicina, somado ao auto poder aquisitivo dos europeus, a expectativa de vida tem aumentado muito não só na Europa mas no mundo em geral as pessoas estão vivendo mais, na Alemanha a expectativa de vida já gira em torno dos 82 anos para as mulheres e 77 para homens, Na Itália a população com mais de 60 anos já ultrapassa a população com idade inferior a 20 anos.

Conclusão

Idealizar um aumento populacional através dos métodos convencionais não é uma solução viável culturalmente nos dias de hoje. A chegada de imigrantes tem sido uma opção politicamente aceita. Mesmo a população européia sendo bastante xenofóbica o continente encontra-se em um déficit na sua população economicamente ativa, por isso é necessário e bem vindo a mão de obra de países subdesenvolvidos.


Artigos relacionados:




0 comentários:

Postar um comentário

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.